domingo, 24 de outubro de 2010

Sobre o perdão...

   Me ensinaram que o perdão é uma escolha e eu realmente acredito nisso. Não sei quanto a vocês, mas para mim muitas vezes é difícil fazer essa escolha. Fico com uma vontade dentro de mim que a pessoa sofra tanto quanto eu (sim eu sou uma pessoa ruim, prazer). Às vezes não... dependendo do que aconteceu e com quem, o perdão vem fácil. O pior é que ultimamente tenho tido muitos motivos para escolher perdoar as pessoas. Sabe tempos de "zica"? E é uma atrás da outra.
   Dá uma vontade de chegar para as pessoas e dizer "Você fez isso, isso e isso pra mim. Você errou por isso e aquilo. Você é uma pessoa ruim, de coração ruim que só faz mal aos outros! E agora que está ciente de tudo, vá sofrer tanto quanto eu, depois eu te perdoo." É isso que eu queria, que as pessoas que me fizessem mal sentissem o que eu estou sentindo e em tempos de zica, você vai ficando cada vez mais sensível e daí que parece que você sofre mais ainda!
   O problema é que toda essa vontade é o meu lado humano gritando por justiça humana! Justiça com as próprias mãos. E esse meu lado humano grita tanto, grita todo dia, a todo momento querendo apagar aquele lado que eu deixei o Espírito Santo habitar e esquece que alguém já sentiu a minha dor. Esquece que a justiça de Deus é perfeita e não consegue esperar por ela.
   Na verdade eu acho que a teoria esta "ok" na minha cabeça. Mas a prática, quando o sangue ferve e a ferida aperta é bem mais difícil. E sem falar que provavelmente eu já causei muita dor para alguém e ainda vou causar outras vezes. Em tempos de zica fica mais fácil ainda causar dores as outros, porque você acaba descontando no primeiro que der bobeira! E daí você além de perdoar os que te machucaram você tem que ser humilde e pedir perdão. Aí haja Espírito Santo para agir nesse coração ruim! Escolher perdoar e quebrar o orgulho para pedir perdão... ahhhh não! Canseira hein!
   Enfim, perdoar é necessário! Faz bem pra quem perdoa e pra quem é perdoado! Se Deus que é Deus perdoa, quem somos nós para não perdoarmos? Acho que a intensidade de relacionamento com Deus também influencia na hora do perdão. Se está em um período de vida diária com Ele, buscando, orando, meditando na Palavra, talvez seja mais fácil perdoar. Mas se não está com essa intensidade, daí complica um pouco mais... no meu caso, confesso que não estou no momento de intensidade. 
   E você? Como anda essa história de perdão na sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário