quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sobre amar, perdoar e ignorar

Há pouco tempo atrás postei sobre o perdão e a vontade que dá várias vezes de fazer justiça com as próprias mãos (ou com as próprias palavras).
Outro dia estava ouvindo a Canção do perdão, do meu amigo Danni Distler e ela me motivou a procurar uma amiga com quem não falava há tempos e reatar essa amizade. Além de me motivar a liberar perdão a outras pessoas também. A letra é a seguinte:

Canção do perdão (http://www.youtube.com/watch?v=4En2_wR7oeQ)




Queria sumir às vezes
Pra não assumir meus erros
Reconhecer que meus maus desejos
Às vezes vencem
Eles me vencem
E o que me resta fazer 
É me arrepender, pedir desculpas
Pelas minhas tolices
Certa vez alguém me disse que perdão se dá de graça 
Mesmo que não se mereça
Perdoar é reflexo de amabilidade ímplicita no ser
Quem quer paz, precisa dar
Quem quer amor, precisa ter 
Perdão pra perdoar
Eu vou cantar a canção do perdãoo
Do arrepender e do amor
Eu vou expor, as feridas abrir
Pra nunca mais me ferir, essa dor
E vou me levantar sem orgulho ou razão
Pra perdoar quem já me machucou
É preciso passar pelo vale das lágrimas
Pra aprender pedir e dar 
Perdão


Essa música diz tudo que "meu eu" não quer fazer... perdoar de graça, se expor, abrir feridas, desfazer-se do orgulho e da razão... e passar por um vale de lágrimas!
Na minha opnião perdoar não é fácil, mas quando conseguimos dar esse passo, a vida fica mais leve. E o perdão será sempre uma escolha!
Acontece que nessa de reatar os laços com minha amiga, outra amizade se degringolou... e como faz numa hora dessas? E nem vou entrar a fundo na palavra amizade, porque isso é conversa para um outro post, mas enfim... um dos conselhos que recebi foi "ignora". Mas como posso ignorar alguém se Deus me chamou para amar pessoas? Uma outra amiga me disse que o contrário do amor, não é o ódio e sim o desprezo. Segundo o dicionário Michaelis online, temos:


ignorar
ig.no.rar
(lat ignorare) vtd 1 Não ter conhecimento de alguma coisa; não saber, desconhecer: Ignoro o grego. vtd 2 Não conhecer por experiência: Ignoro a vida militar. vtd 3 Não ter, não possuir (alguma qualidade ou defeito): Ignorava o medo. vpr 4 Desconhecer-se a si mesmo: O homem ainda se ignora em muitos pontos. vtd 5 Não tomar conhecimento por desprezo ou indiferença: Ignorou a presença do desafeto.
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=ignorar

desprezar
des.pre.zar
(des+prezar) vtd 1 Tratar com desprezo, sem respeito nem consideração; não prezar, menosprezar: Desprezava os invejosos. Desprezou-o com palavras arrogantes. vpr 2 Dar-se ao desprezo; rebaixar-se. vtd 3 Não dar importância a, não fazer caso de: Não despreze essa proposta. vtd 4 Não levar em conta; passar por alto; não considerar: Desprezei as decimais além da terceira casa. vtd 5 Dir Negar (o juiz) provimento ao recurso.
http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=desprezar

Ou seja, amor e desprezo não andam juntos. Perdoar é reflexo de amabilidade ímplicita no ser. E amar, nesse caso, também é uma escolha. Confesso que ignorar as pessoas que nos fazem mal, nos dizem coisas ruins e pesadas e que não são verdades, seria muito mais fácil e cômodo, mas não estaria escolhendo amar! E se eu não perdôo de graça, a falta de perdão vai se tornando um ciclo vicioso: um que não perdoa o outro, que não perdoa o outro, que não perdoa o outro...
Mas amar e perdoar também não quer dizer ficar passando a mão na cabeça alheia, paparicando, bajulando. Muitas vezes o amor tem que ser duro, tem que ter postura entende? E amar não quer dizer aceitar as ofensas do "outro" e se esse outro não compreende ou não aceita o seu jeito de amar, perdoar e pedir perdão, a situação não está nas suas mãos e sim nas mãos de Deus e do Espírito Santo que convence. A justiça a Ele pertence e não a nós e nem as nossas mãos! Mas ainda fica a dúvida de como amar, sem ignorar, mas sem ficar de troxa na história aguentando ofensas e forçando um relacionamento que não lhe está sendo saudável... coméquefaz???


Um comentário:

  1. Acho que o equilíbrio vem quando você tenta de um jeito, não dá... tenta de outro e não dá... acho que na vida quase tudo é fruto do aperfeiçoamento... ou pelo menos na busca de acertar... minha oração é para que vc diminua e Cristo cresça... que o seu amar seja sempre e cada vez mais sua escolha... não importa quem... bjooo

    ResponderExcluir